Higienização de EPI


Higienização do EPI especifico.

Recomendamos que todos os EPIs de sua responsabilidade sejam examinados antes de seu uso. Assegure-se de que todos estão sendo mantidos em boas condições e não esqueça de realizar treinamentos de uso e manutenção.

Para que o EPI ofereça a proteção desejada, é imprescindível que siga as recomendações dadas pelo fabricante para o seu uso e higienização. Instruções gerais:

Utilizar sempre sabão neutro,

não utilizar produtos que possam ser corrosivos,

deixar o EPI secar sempre à sombra,

nunca esqueça que cada proteção necessita de um tipo de diferente de Higienização do EPI.

Os EPIs devem ser higienizados preferencialmente no início das atividades, de forma que os mesmos não sejam armazenados úmidos, porém ele deverá ser limpo, sempre que ao fim do expediente o equipamento estiver sem condições de armazenamento.

Acima você viu as recomendações gerais para a higienização do EPI, como se fossem as boas práticas para o cuidado do produto. Agora, veremos aqui cada EPI, como deve ser feito este processo em cada um dos mais conhecidos equipamentos de proteção.

Luvas de Segurança

Se a Luva não for descartável, é recomendado que o trabalhador lave com sabão neutro ou à seco no final do dia. Lembre sempre de não guardar o produto úmido, e deixá-lo secar sempre à sombra.

Caso necessário solicite um segundo par para revesar. Dessa forma, terá um EPI sempre limpo e em ótimo estado para utilizar novamente.

Calçados de Segurança

O Calçado de Segurança é o item que mais sofre com a utilização, pois suporta o peso do corpo do trabalhador durante o dia inteiro de trabalho.

É importante que, ao chegar em casa, o usuário deixe o EPI “descansando” à sombra para que areje e seque o possível suor que tenha ficado no calçado.

Também é válido que seja feita uma lavagem completa, de acordo com a recomendação do fabricante, uma vez ao mês ou a cada 15 dias.

Óculos de Proteção

Dependendo do produto, o óculos de proteção até pode ser lavado com detergente neutro. Mas é preciso ficar atento quanto aos materiais que possam arranhar ou prejudicar o EPI.

Para secar, poderá deixar o óculos ao ar livre ou então utilizar toalhas macias (que não soltem pelinhos) ou mesmo papel toalha.

Tenha cuidado para não arranhar as lentes e recomende que o usuário informe caso haja necessidade de substituição.

Capacetes de Segurança

O capacete geralmente recebe uma sujeira mais superficial, bastando um pano úmido no final do dia para retirar o excesso de poeira ou algum outro contaminante.

Este é um dos Equipamentos de Segurança mais importantes para assegurar a vida do trabalhador, então oriente-o sempre de avisar caso o produto esteja com defeito ou tenha sofrido um dano.

Respiradores

Um pano úmido deve ser passado sobre o equipamento ao final de cada dia de trabalho para tirar o excesso de poeira e sujeira. A secagem pode ser feita com uma toalha macia ou papel toalha, os filtros devem ser trocados sempre que necessário.

Protetores Auditivos

Os protetores auditivos devem ser higienizados diariamente quando o trabalhador chegar em casa, devido às eventuais secreções naturais dos nossos ouvidos.

É importante lembrar daquelas recomendações iniciais: sabão neutro, secar à sombra e jamais guardar o produto enquanto estiver úmido.

Isso quando não se tratar, é claro, dos protetores auditivos descartáveis.

Máscaras

As máscaras devem ser mantidas nas suas embalagens originais até a necessidade de seu uso, ao fim do uso as máscaras descartáveis devem ser condicionadas de forma correta para o seu devido descarte.

#EPI #Inspeção #Higiene #EssênciaServiços #Projetos #Elétrica #hidráulica #Refrigeração #Mecânica #Automação #Macaé #RiodasOstras #Serviços #SPDA #Aterramento #NR10 #NR06 #NR12

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Essência Serviços®           rev02-2020  |  atendimento@esce.com.br  |  (22) 2759-3688