top of page

ABNT publica normas para sistemas de geração fotovoltaica no Brasil


Hoje falamos de um assunto muito comentado em todas as redes, energia renovável - em 1º e 4 de março de 2016 foi publicado as normas ABNTNBR 16.149, ABNTNBR 16.150 e NBR/IEC 62116 que têm como intuito de normatizar a interface (inversores) de conexão do sistema de geração Fotovoltaicas às redes de distribuição, bem como especificar os procedimentos de ensaio para os mesmos.

Instalações de geradores de energia solar

A Norma ABNTNBR 16.149 – Sistemas fotovoltaicos – Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição:

A norma ABNTNBR16.150 – Sistemas fotovoltaicos – Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição – Procedimento de ensaio de conformidade

A norma NBR/IEC62116 – Procedimento de ensaio de anti-ilhamento para inversores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

O Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre – integrou uma comissão de estudos de Sistemas Fotovoltaicos: CE-03:082 do COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Telecomunicações e Iluminação), capitaneada pelos associados da ABINEE do grupo setorial Fotovoltaico , das distribuidoras e dos organismos neutros da sociedade (laboratórios e centros de pesquisa). Após um trabalho de dois anos resultou na criação das normas ABNTNBR 16.149, ABNTNBR 16.150 e NBR/IEC 62116, publicadas em 1º e 4º de março deste ano com o intuito de normatizar a interface (inversores) de conexão do sistema de geração FV às redes de distribuição, bem como especificar os procedimentos de ensaio para os mesmos. Abril de 2013.

“As normas brasileiras têm caráter direto de lei, portanto sua divulgação é fundamental. O INMETRO, no ultimo seminário do INOVA em Campinas, anunciou que estará emitindo uma nova RAC (Regulamentação de Avaliação de Conformidade) chamando estas normas para as dos inversores conectados a rede. O objetivo do Procobre é mostrar que o investimento no setor de energia solar pode gerar importante contribuição para a mudança no mapa da energia renovável no Brasil”, avalia Antônio Maschietto, diretor-executivo do Procobre.

Fique ligado no blog e conheça mais sobre um mundo sustentável.

fonte: http://procobre.org/pt/press-releases/novas-normas-da-abnt-definem-requisitos-para-os-sistemas-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica-no-brasil/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page