top of page

Reutilização da água do ar-condicionado


A água é um elemento fundamental à vida, por isso deve ser utilizada de forma consciente evitando desperdícios. Ela está ligada diretamente ao processo de condicionamento, especialmente na retirada da umidade do ar.

Geralmente, a água do ar condicionado fica pingando nas calçadas ou marquises, podendo molhar as pessoas que ali passam e também gerar danos para as estruturas onde ocorre o gotejamento.

Agora você pode repensar seus hábitos e usar de forma consciente essa água desperdiçada!

Pensando no desenvolvimento sustentável, podemos desenvolver seu projeto de drenagem dos aparelhos de ar condicionado e com baixo custo recuperar todo esse disperdicio.

Um Exemplo de projeto: para um aparelho de 12 mil BTU que gera 300ml de água por hora em média, teremos, se o ar condicionado ficar ligado das 7h às 19h irá gerar 3,6 litros. A água que é recolhida em um único recipiente plástico conduzido por uma simples tubulação de PVC está interligada às mangueiras de dreno do aparelho, podendo chegar a economizar por mês um total de 100 litros de água em um único aparelho.

A quantidade liberada pelos condensadores varia de acordo com a potência do aparelho, o tempo de funcionamento e o clima da região. Em climas mais úmidos, os ares-condicionados condensam uma maior quantidade de água. “O aparelho trabalha para controlar a umidade relativa do ar, deixando o clima mais agradável. Como vivemos em uma região litorânea, próxima do oceano, o índice de umidade varia entre 75% e 85%. O aparelho ‘retira essa umidade’, reduzindo esse índice para 55%, percentual considerado mais confortável”,

Toda essa água coletada pode ser utilizada diretamente para irrigação, limpeza externa, lavar veículos ou ainda passar por filtros podendo ser utilizada para outras finalidades com lavar roupas, e outras tarefas do dia a dia.

Ou seja, meus amigos, de qualquer forma é um ótimo negócio fazer a coleta dessa água desperdiçada, a natureza agradece e o seu bolço também.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page