Alguns serviços executados 

Nome:Usina Niterói 1

Local: Niterói

Tipo: Sistema conectado a rede

Potência:29,25 KWp

Descrição:Sistema conectado a rede com 90 Placas de 325 W, inversor de 27 KW, composta de duas strings norte e sul, alimentado por 380 Volts, sistema com cinco unidades consumidoras diferentes. 

Passo a passo para ter seu sistema solar!

1

LEVANTAMENTO

Nós apresentamos na 1ª etapa uma proposta sem compromisso e sem custo, assim é possível verificar e viabilizar a instalação fotovoltaica.

Para essa etapa somente precisamos da sua última conta de energia elétrica que pode ser enviada por e-mail.

(click e envie agora!)

O que é Microgeração de energia !

A  microgeração de Energia solar distribuída é a maneira de você gerar sua própria energia elétrica, conforme regulamentação 482/12 da ANEEL, pode ser conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras e obter créditos para compensação na sua conta de energia e assim economizando e contribuindo para o meio ambiente. A central geradora de energia elétrica possui os painéis solares, normalmente instalados nos telhados, um inversor solar, que converte a energia dos painéis em corrente alternada e os painéis de de proteção para conexão a rede elétrica da rua.

Sistema de Compensação de Créditos de Energia

Resolução Normativa da ANEEL nº 482, de abril de 2012, teve alteração em 2015 na Resolução normativa da ANEEL nº 687 e representou um grande avanço para a regulamentação da micro e minigeração de energia no país pois ela permite a conversão do excedente de energia gerado pelo sistema fotovoltaico em créditos de energia para serem utilizados posteriormente.

A compensação é realizada a partir da energia excedente injetada pelo micro ou minigerador na rede da distribuidora de energia, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 60 meses. Ainda, de acordo com o art. XII - os créditos de energia ativa resultantes após compensação em todos os postos tarifários e em todas as demais unidades consumidoras expiram em 60 (sessenta) meses após a data do faturamento e serão revertidos em prol da modicidade tarifária sem que o consumidor faça jus a qualquer forma de compensação após esse prazo;

Funcionamento da Microgeração de Energia Solar

  1. Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica

  2. Inversor Fotovoltaico Grid Tie – Transforma a energia dos painéis solares que são continua em energia de corrente alternada e sincronizada com a da  rede da rua e pronta para ser consumida na sua casa.

  3. Quadro de Luz – O sistema é conectado ao quadro de distribuição de energia elétrica e  irá fornecer energia para tudo o que estiver conectado a rede .

  4. Consumo – A energia solar convertida pelo seu sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos elétricos da residência.

  5. Créditos de Energia - Quando for produzida mais energia do que está consumindo, a energia em excesso  gerada pelo seu sistema fotovoltaico vai para a rede de energia da distribuidora e lhe gera um crédito de energia para ser utilizado posteriormente.

Benefícios de possuir uma unidade geradora solar

Sustentabilidade:

Os Painéis fotovoltaicos são 99% recicláveis e produzem energia elétrica por mais de 40 anos sem poluir ou contribuir de qualquer forma com o aquecimento global. Desta forma a energia solar é uma das fontes mais limpas, renováveis e abundante de energia do mundo!

Eficiência:

A geração distribuída que é basicamente transformar a energia no seu ponto de consumo é a forma mais inteligente de se expandir a matriz energética Brasileira pelo simples fato de que você gera a energia no mesmo local onde à consome, desta forma não existe a necessidade de se construir grandes linhas de transmissão.

Economia

A economia gerada ao longo da vida útil de um sistema de micro geração de energia solar é enorme. 
Como por exemplo uma casa que tem uma conta de luz de R$ 250/mês precisará investir aproximadamente R$20.000,00 para reduzir em 90% a sua conta de Luz para os próximos 40 anos, assim com um investimento baixo você terá um retorno garantido por toda da vida útil do equipamento, podendo inclusive ampliar seu sistema, caso exista necessidade.

 

Segurança e Previsibilidade

Ao possuir seu próprio sistema de geração você possui a segurança de não haver aumentos abusivos na sua conta de energia e com isso a previsibilidade dos seus custos serão muito bem definidos mesmo nos momentos de estiagem, aumento de tarifas e cobranças diferenciadas como as da bandeira vermelha.

Essência Serviços®           rev02-2020  |  atendimento@esce.com.br  |  (22) 2759-3688